13 dicas para rankear no Google Meu Negócio
Quando começamos a nos aprofundar no estudo para aumentar o tráfego em nosso site através do Google, enfrentamos um grande desafio. Parecia que, sem um orçamento robusto para marketing, nunca alcançaríamos o sucesso desejado. Foi então que descobrimos o Google Meu Negócio, agora conhecido como Perfil de Empresas do Google. No entanto, logo percebemos que muitos outros proprietários já haviam listado suas empresas no Google Maps e no Google Meu Negócio, nos deixando para trás. Decidimos então explorar novas estratégias para melhorar nossa visibilidade e posição no ranking do Google Maps, a fim de sermos mais facilmente encontrados pelos potenciais clientes. Foi nesse ponto que nosso negócio de criação e otimização de sites começou a decolar, pois percebemos que as dificuldades e dúvidas que enfrentávamos eram comuns a muitas outras empresas com presença online. Muitas delas criavam sites com a expectativa de atrair clientes para seus produtos ou serviços, mas, ao longo do tempo, não conseguiam alcançar os resultados desejados sem entender o motivo disso.
A oportunidade escondida no Google Meu Negócio.
Então, pensando em ajudar os donos de negócios que tem seu Perfil de Empresa no Google a conseguir um ranking favorável para o seu negócio, criamos esse artigo com 13 dicas que vão realmente te ajudar a colocar seu negócio bem no topo dos rankings, por meio dos botões como o Messenger. Vamos dar uma olhada nessas dicas fáceis para você implementar hoje mesmo.
1) Criando perguntas e respostas no Perfil de Empresas do Google
As perguntas e respostas são mostradas sobre o seu negócio, especialmente no perfil de negócios ou no painel de conhecimento, e você pode simplesmente adicionar suas próprias perguntas. Muitos proprietários de empresas não percebem, mas mesmo que outras pessoas não tenham feito perguntas sobre o seu negócio, coloque algumas informações lá. Para isso acesse a área de Mensagens.
Pense nisso como um FAQ no seu site. Reúna perguntas que as pessoas sempre fazem para você e coloque-as aqui. Porque o Google usará essa informação e até mesmo pode usá-la como justificativa em algum momento futuro, explicando que você é a escolha certa para aquela pessoa em particular. Na verdade, o Google usa IA (inteligência artificial) para tentar responder às perguntas das pessoas, como vamos te mostrar como exemplo, quando se trata de mensagens também.
Então, colocar uma pergunta simples de exemplo nas mensagens da Multi Negócios Locais: “Vocês ensinam como melhorar o ranking de Avaliação do Google?”. Essa é uma nova pergunta que as pessoas estão fazendo quando ligam para a Multi Negócios Locais há algumas semanas. E a resposta é sim, acabou de lançar um e-book sobre isso, e você pode encontrá-lo aqui em nosso site, através desse link. Então, novamente, quando as pessoas fazem perguntas, isso dá a oportunidade para elas serem direcionadas para o que você desejar. Seja oferecer algum produto ou serviço, direcioná las para uma página específica, ou qualquer outro objetivo que você tiver em mente.
2) Destacando suas perguntas e respostas
Agora você pode destacar uma pergunta específica para que ela apareça para os clientes sem eles sequer perguntarem. Esta é uma nova dica que surgiu, e você pode fazer isso dando três curtidas para a sua pergunta e resposta. Então, basta ir para a sua pergunta e resposta, dar uma curtida e pedir para outras pessoas curtirem também, talvez se tiver dois ou três outros membros da sua equipe, peça para eles fazerem login e curtirem também, e após três curtidas, você verá que ela aparece e as pessoas poderão vê-la por si mesmas. Agora ela aparece na sua lista do Google.
3) Mantenha o Messenger ativo no Perfil de Empresas do Google
O Google pode receber e responder mensagens para você. A maioria das pessoas não percebe isso, mas você pode acessar as mensagens e, em seguida, clicar nos três pontinhos e lá você verá as configurações de chat. Você precisa garantir que isso esteja ativado.
4) Adicionando suas perguntas frequentes
Aqui também é outra área útil. Na verdade, estou dando uma dica extra. Por que não mudar a mensagem de boas-vindas? Porque é apenas uma mensagem genérica. Faça com que seja mais do que isso, mais amigável. Você pode colocar algo como: “Olá, bem-vindo à [Nome da Sua Empresa no Google]” ou o nome do seu negócio, e depois “Muito obrigado por entrar em contato, estamos empolgados para nos conectar com você. Em que podemos te ajudar? Vamos responder as suas perguntas”, ou algo assim. O Google usa essas perguntas frequentes, as perguntas que você respondeu. Com isso, eles as usarão como uma forma de tentar responder inteligentemente às perguntas que as pessoas fizerem para você. Mas você também receberá uma mensagem no seu telefone e então receberá uma mensagem dizendo que alguém está entrando em contato com você ou se você entrar no seu perfil de negócios do Google, você receberá informações onde poderá responder. Isso é uma ótima maneira de obter leads, é uma ótima maneira de mostrar ao Google que você está correspondendo e envolvendo seus clientes, o que dá sinais positivos e te ajuda em seu ranking.
5) Usando imagens e vídeos de qualidade no Perfil de Empresas do Google
É tão fácil usar fotos de banco de imagens no seu perfil de empresas no Google ou talvez usar fotos que você tenha colocado em seu site por anos, mas já parou para pensar se suas fotos realmente trazem tráfego? Bem, elas podem. Em uma de nossas contas, trouxemos muitas de visualizações apenas com uma foto bem posicionada e de boa qualidade. E a maneira de saber qual foto usar para seu serviço ou produtos é ir para o Google Imagens.
Digite lá o que são seus serviços específicos, então, digamos que seja um serviço de irrigação, veja quais imagens aparecem. Neste caso, em vez de mangueiras ou torneiras, você notará que são sprinklers. Então, pense em termos de como você pode apresentar vídeos ou pode apresentar imagens que realmente mostrem sua marca, pessoas que trabalham para você com sprinklers, e isso então ajudaria você a se classificar. O Google reconheceria isso e isso lhe diz o que o Google está procurando nessas palavras-chave. Portanto, você pode colocar suas palavras-chave no Google Imagens e ver o que aparece, fazendo a sua própria versão daquela foto ou vídeo e tornando-os únicos para o seu negócio.
6) Usando o reconhecimento e a força de sua marca e para mais visibilidade no Google.
A marca no site do seu negócio, na verdade, tem um impacto em como seu negócio é classificado no Google Maps. Mesmo que você sinta que é tudo sobre o perfil do seu negócio no Google e a maioria das dicas aqui são sobre isso, sua marca no Google Business e seu site e como você é visto na internet também fazem diferença. Então, o que você pode fazer sobre isso? Você precisa de boas citações, você precisa de bons links. O que recomendamos é que tire um tempo para ir aos seus concorrentes, ver o que eles estão usando, ver como eles estão se classificando e depois basicamente descobrir de onde estão vindo as classificações deles. Essa é uma ótima maneira de obter links de alta qualidade relevantes para o nicho do seu negócio.
7) Avaliações e Classificações no Google: O Poder das Estrelas
É fundamental você ter clareza sobre a importância das avaliações. Nunca pense que as avaliações não impactam em nada. Pense nelas como alguém que vai no balcão da sua empresa, chama você e faz um elogio. O que você faz de volta? Agradece a esse elogio ou deixa a pessoa falando sozinha? Ou ainda, deixa para responder a essa pessoa dias ou até anos depois. Você acha que o Google vê isso como uma atitude adequada? Com certeza não. As avaliações existem para que as pessoas falem sobre você, de modo que outras pessoas, que visualizam esses comentários, decidam por comprar algo de você ou te contratar para um serviço.
Quando você deixa de responder às avaliações, isso impacta na relevância de sua empresa na pesquisa do Google, de modo que ainda que sua pontuação seja boa, sua empresa pode facilmente ser ultrapassada pelo seu concorrente, caso ele mantenha as avaliações dele atualizadas e respondidas.
Em nosso e-book sobre Perfil de Empresas no Google, o Novo Google Meu Negócio, explicamos com mais detalhes como isso acontece. E inclusive ensinamos você a responder de maneira correta as avaliações positivas e negativas de sua empresa no Google. O podemos recomendar de imediato é: responda a todas, independente do tempo que elas estão lá, tano as positivas, quanto as negativas. Continue construindo suas avaliações, continue obtendo-as regularmente e você verá que isso tem um impacto em sua classificação.
8) Mantenha o Perfil de Empresas no Google sempre atualizado para não desaparecer
Recentemente, o Google anunciou que está deletando perfis comerciais inativos com mais de dois anos. Basicamente, se você tem um negócio que criou há mais de 2 anos, esquecido lá no Perfil de empresas, talvez você deva atualizá-lo quanto antes, porque o seu perfil pode desaparecer. Dito isso, se, por outro lado, você quiser excluir seu perfil comercial completamente, você pode fazer isso e vamos te mostrar como fazer isso um pouco mais adiante.
9) Entender o que seu público realmente quer
O que seus clientes realmente querem quando eles veem ao seu negócio? Obviamente, isso pode ser visto nas palavras-chave mais procuradas mostradas na guia de interações do perfil. Mas também entender quais dispositivos eles estão usando mais para acessar o seu perfil. Por exemplo, se acessam usando um celular, pode indicar que estão te encontrando no Maps, ou se for mais pelo computador, podem estar te encontrando na busca do Google. Bem, você obtém todas essas informações apenas clicando em suas visualizações de tráfego no texto Interações com clientes que fica ao lado do logo de sua empresa. As informações estão meio escondidas, mas vale a pena verificar de mês a mês apenas para ver se seus clientes querem te ligar, se eles estão te mandando mensagens, se eles querem apenas obter direções, isso te dá mais informações sobre como o seu negócio está sendo encontrado e também o que você poderia melhorar para ser mais encontrado.
10) Os produtos e as palavras-chave no Google Meu Negócio
Uma dica que você pode querer aproveitar é a utilização da guia produtos. Apesar dos Produtos ainda permanecer com uma interface antiga por um longo tempo, você pode ter a impressão de que ainda vão atualizá-la. De qualquer forma, você ainda pode inserir produtos lá, pode categorizar seus produtos também e, há uma dica bônus aí, você pode usar palavras-chave nessas categorias também. Esse é mais um dos recursos escondidos dessa ferramenta
11) Postagens e Ofertas no Perfil de Empresas do Google
Você pode fazer postagens e ofertas, e no caso das ofertas, tem o recurso de cupom que é um toque a mais para você usar ou não em suas ofertas. Visualmente, isso tem mais impacto em uma postagem. Se você estiver passando pelas postagens e de repente encontrar isso, é um pouco diferente, pois a maioria das pessoas não usa cupons, e isso só permite que as pessoas talvez chamem a atenção delas e depois acessem sua oferta. Dentro desse recurso, você pode colocar um link para sua loja ou para o seu site ou para o seu WhatsApp ou ainda, direto para o checkout onde as pessoas podem comprar de você. O melhor de tudo é que isso é totalmente gratuito, sem custos de anúncios ou de impulsionamentos.
12) Ofertas no Google Maps
Aproveitando o gancho das Ofertas, como bônus, elas são poderosas porque realmente aparecem no Maps. A maioria das pessoas não percebe isso, mas quando você faz uma pesquisa no Google Maps por um negócio, os negócios que têm ofertas também aparecerão como “oferta disponível”. Então, se você nunca fez uma oferta, por que não adicionar uma agora e ver o resultado? Elas normalmente duram alguns meses e então te darão ainda mais visibilidade no Google Maps.
13) Categorias Atualizadas – Turbinando sua Estratégia para resultados do Google
No mundo empresarial acelerado de hoje, a vantagem competitiva muitas vezes depende de como você entende e aproveita as estratégias dos seus concorrentes. Uma maneira eficaz de obter insights valiosos é através da análise das categorias listadas nos perfis empresariais do Google.
Quando você investiga as categorias escolhidas pelos seus concorrentes, abre-se um tesouro de informações sobre seus públicos-alvo, produtos ou serviços e a posição que ocupam no mercado. Esses detalhes estratégicos podem ser cruciais para aprimorar sua própria abordagem de negócios e identificar oportunidades de crescimento e diferenciação.
Por exemplo, se você notar que um concorrente está utilizando categorias que você ainda não considerou, é hora de investigar se essas categorias podem ser relevantes para o seu negócio. Da mesma forma, se perceber que um concorrente está utilizando categorias altamente pertinentes para o seu setor, considere ajustar suas próprias categorias para se alinhar melhor e aumentar sua visibilidade no Google.
A pesquisa das categorias dos seus concorrentes no Perfil da Empresa do Google não é apenas uma tática útil, mas também uma estratégia inteligente para compreender o cenário competitivo e fortalecer sua abordagem de negócios. Lembre-se de que o Google está constantemente otimizando os perfis empresariais, então estar atento a essas mudanças é fundamental para manter sua vantagem competitiva.
Ao implementar essa abordagem de pesquisa de categorias de concorrentes, você estará dando um passo significativo em direção a um negócio mais forte e eficaz, preparado para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do mercado em constante evolução.